Amanhã tenho um exame médico às 8:58 (sim, não é 9:00, é 8:58) no centro da cidade. São 30 km de onde eu moro e eu vou dirigindo mais uma vez, mesmo que isso não me deixe confortável. É mais caro ir de Uber e de ônibus eu levaria quase 2 horas para ir e quase 2 horas para voltar, além do tempo que levarei no exame. Então para tentar minimizar o estresse, vou de carro. Seja o que Deus quiser, eu tenho entregue a direção a Ele sempre antes de sair.
Agora já é meia noite e eu não consegui dormir. Eu estava caindo de sono… mas o fato de ter que me organizar mentalmente para acordar às 6h e me preparar para sair já me tirou o sono. Faz pouco tempo que fiquei sabendo que isso é um sintoma de TDHA. Antes eu achava que era neurose mesmo. Mas este não é um fato novo para mim, eu sempre sofri com isso. Até mesmo para trabalhar. Quando algo na minha rotina mudava, por qualquer razão… até uma chuva inesperada que me fazia ter que levar um guarda-chuvas já me deixava ansiosa, eu tinha que me organizar mentalmente. Funciona mais ou menos assim: eu preciso visualizar na minha cabeça o passo a passo, as etapas que preciso concluir para realizar a tarefa. Mesmo que a tarefa seja pegar um ônibus. Se o compromisso é às 7 horas e eu preciso de 30 minutos para sair, eu vou me acordar uma hora e meia antes. E o pior, ainda assim a chance de eu me atrasar e esquecer algo ou não tomar café é de 90%.
Durante todo o período que eu trabalhava em escola e tinha que acordar cedo para pegar o ônibus e chegar no horário eu nunca tomava café. Eu ia me alimentar às 10h, na hora do recreio. Até porquê, mentalmente, eu me acordava mesmo depois das 9 horas. O corpo até este horário estava no piloto automático, cumprindo as etapas que eu planejei no dia anterior. Então, desafios antes das 9 horas da manhã me tiravam do eixo e acabavam de vez com o meu humor do dia.